O processo de geração de leads é o combustível para que o negócio continue a crescer e para que se mantenha sustentável do ponto de vista financeiro. Nesse sentido, as estratégias de marketing e vendas evoluem junto com o mercado e o comportamento dos consumidores. E, embora o inbound seja a bola da vez, é fundamental que as empresas não virem as costas para o outbound marketing.
Neste post, veja o que é outbound, como funciona, por que é importante, para quem é indicado, o que mudou com o outbound 2.0, as diferenças para inbound e algumas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar o processo.
O que é Outbound Marketing?
Outbound marketing, também chamado de marketing tradicional, é a estratégia que busca levar a empresa até seus prospects, focando na disseminação da marca, e não em um público específico.
Portanto, é um modelo de prospecção ativa, em que as marcas vão atrás dos seus leads – o que não significa, necessariamente, gerar um interesse legítimo desse potencial cliente pela empresa.
O outbound também é conhecido como “tradicional”, pois esse tipo de prospecção de clientes foi muito difundida com o uso de propagandas veiculadas em canais como rádio, televisão, mídia impressa, cartazes, outdoors, patrocínios, entre outros.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o outbound também pode ser feito no meio digital. Propagandas em vídeo que surgem no meio do conteúdo que o usuário está assistindo, banners, pop-ups e e-mails são alguns dos principais exemplos.
É por essas características que alguns profissionais da área tratam o outbound como Marketing de Interrupção.
Afinal, na maioria das vezes, a pessoa não está procurando ativamente por aquela informação; pelo contrário: ela está realizando outras atividades e é interrompida por um conteúdo que nem sempre é do seu interesse.
Embora o surgimento do inbound marketing tenha feito muitos especialistas preverem a obsolescência do outbound, essa metodologia continua sendo bastante útil, principalmente pela grande exposição da marca.
Por que é importante trabalhar o Outbound Marketing de uma empresa?
Como comentamos, o outbound pode ser uma estratégia importantíssima para empresas que desejam aumentar a exposição da sua marca e disseminar-se para o maior número de pessoas possível. Mas há outras vantagens, como:
- Entrada em novo mercado: trata-se do outbound como um estratégia de go-to-market, em que uma empresa coloca seu produto ou serviço no mercado e alcança uma fatia mais rapidamente.
- Geração de leads offline: em muitos nichos, o outbound ainda se mostra extremamente eficiente. É o caso de empresas B2B, que, geralmente, exigem uma abordagem pessoal para iniciar a negociação. Para se ter uma ideia, de acordo com o Inside Sales Benchmark Brasil de 2020, enquanto 55% das empresas trabalham com inbound ativo para conquistar seus leads, 54% também trabalham com outbound. Ou seja, é uma prática ainda muito utilizada pelo mercado.
- ROI mais rápido: em boa parte dos casos, o inbound é uma estratégia a médio e longo prazo. Por sua vez, o outbound permite às empresas resultados mais rápidos, sobretudo no segmento varejista.
Vantagens de aplicar o Outbound Marketing na sua empresa
1. Grande assertividade do contato
A introdução do outbound 2.0 possibilitou às empresas escolher com quem ela vai se comunicar.
A personalização do contato tende a aumentar a conversão, uma vez que o consumidor consegue estabelecer um diálogo com outra pessoa.
Quando falamos em vendas complexas, por exemplo, o outbound costuma ser bastante eficaz, pois os prospects se tornam mais propensos a fechar negócios quando o processo é feito de maneira consultiva, ou seja, com a intermediação de um vendedor especialista.
2. Facilidade na Mensuração
Outra vantagem do outbound 2.0 foi tornar cada ação mais mensurável – ao contrário, como vimos, do que acontece nos meios offline.
O outbound pode se beneficiar muito de informações como sazonalidade de compra e comportamento do cliente, ajudando a direcionar melhor as estratégias para conseguir taxas de conversão melhores.
3. Velocidade do ROI
Vale enfatizar: enquanto o inbound demanda tempo e exige paciência, o outbound consegue se comunicar com o público a partir do momento em que se inicia a prospecção.
Assim, dependendo do ciclo de vendas da empresa, ROI se dá de forma muito mais rápida, o que faz, inclusive, que o outbound seja um perfeito complemento às estratégias de inbound: enquanto um vai ganhando corpo, o outro fornece liquidez necessária à empresa.
4. Disponibilidade de profissionais
O marketing tradicional existe há décadas e isso faz com que o mercado esteja repleto de vendedores familiarizados com o processo.
O inbound, por exemplo, exige muito mais capacitação, principalmente por lidar com ferramentas relativamente novas e que demanda boa capacidade técnica e analítica.
Assim, achar profissionais para tocar o outbound é muito mais simples. Claro,com o outbound 2.0 algumas tarefas precisam de mais capacitação, sobretudo no que se refere à área de inteligência comercial. Porém, todas as outras funções são conhecidas dos profissionais do setor.
Conheça outras soluções que a IdMax pode oferecer a você
Através da plataforma de Sales & Marketing da Neoway, oferecemos soluções que centralizam, organizam e entregam tudo o que você precisa para criar estratégias de marketing e vendas, incluindo outbound.
A ferramenta oferece precisão e produtividade que auxiliam sua empresa a entender o mercado, encontrar oportunidades de expansão, conhecer o perfil do seu melhor cliente e gerar leads mais qualificados.
Dentre as principais funcionalidades da ferramenta, destacamos:
- Análise de perfil: entenda o perfil dos seus melhores clientes e use Machine Learning para encontrar leads semelhantes;
- Estratégia comercial: priorize os melhores leads e gerencie oportunidades;
- Marketing digital: com o Neoway Digital, compartilhe informações online e offline e crie ações mais eficientes;
- Segmentação: segmente clientes, ofertas, campanhas e crie melhores estratégias
Quer saber mais? Entre em contato!