Nutrição de leads: conheça as principais estratégias

Transformar visitantes em clientes é um dos grandes desafios e objetivos de qualquer empresa. E, para que essa meta seja alcançada, contar com uma boa estratégia de nutrição de leads é indispensável, pois ajuda a trazer melhores resultados ao longo de todo o processo de vendas.

Neste post, veja o que é nutrição de leads, seus benefícios, as diferenças entre B2C e B2B, como criar um fluxo de nutrição e as estratégias para tornar esse processo mais eficaz. Acompanhe!

O que é a nutrição de leads?

Nutrição de leads consiste na estratégia de criar e manter um relacionamento com potenciais clientes interessados nos produtos ou serviços da empresa. 

Para isso, é utilizado o envio automático de e-mails com conteúdos relevantes relacionados ao foco de interesse de cada lead e ao estágio do funil de vendas que ele se encontra.

O objetivo é, portanto, agregar valor à experiência do usuário, educando e preparando esses contatos para avançarem mais rapidamente à etapa seguinte da sua jornada de compra.

Dessa forma, o time de vendas não precisa gastar tempo e esforços com contatos que ainda não estão prontos para a compra. 

Os vendedores envolvem-se apenas com leads que estão mais próximos da decisão, o que ajuda a tornar o contato mais assertivo e com mais chances de sucesso.

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    Benefícios da nutrição de leads para sua empresa

    A nutrição de leads pode trazer benefícios como:

    • Economia: o envio de e-mails é feito de forma automatizada e não precisa do envolvimento direto dos times de marketing e vendas. Como resultado, os profissionais não precisam perder tempo com tarefas repetitivas, ficando livres para se dedicar ao que realmente importa e tornando o processo menos oneroso economicamente.
    • Engajamento: embora sejam enviados automaticamente, os e-mails são altamente segmentados. Cada mensagem é direcionada de acordo com o perfil do usuário e com o material que ele baixou no site. Dessa forma, o conteúdo consegue ir ao encontro dos interesses do lead, aumentando as chances de  engajamento.
    • Organização: o fluxo automatizado elimina o risco de erros, como falta de tempo ou esquecimento do time de vendas. Assim, garante-se que o processo de nutrição ocorra na periodicidade certa, de acordo com o planejamento da empresa.
    • Autoridade: a nutrição de leads mostra ao cliente que a empresa não está interessada somente em “empurrar” uma oferta, mas que está disposta a oferecer conteúdo gratuito e de qualidade para auxiliá-lo na sua decisão. Isso confere mais autoridade à marca, que passa a ser vista como referência na área em que atua.
    • Mais oportunidades: com os conteúdos adequados enviados no momento certo, a nutrição de leads ajuda a tirar as principais dúvidas do usuário e aproximá-lo da marca. Como resultado, os leads tornam-se mais bem preparados e informados sobre o que as soluções da empresa podem oferecer, facilitando a abordagem de vendas.
    • Mais vendas: com mais informações em mãos, os usuários conseguem entender melhor os benefícios do produto ou serviço ofertado, levando a compras maiores. 
    • Ciclo menor: levar o conteúdo certo ao lead em vez de esperar que ele o procure acelera o processo de educação, aproximando mais rapidamente da decisão de compra. Com ofertas mais condizentes com o interesse do usuário, é possível reduzir o ciclo de compra.
    • Mensuração de resultados: as campanhas de nutrição de leads permitem mensurar e acompanhar de perto todos os resultados. Assim, é possível saber, por exemplo, qual tipo de e-mail está tendo bons resultados e qual mensagem está performando abaixo do esperado e precisa de ajustes.

    5 estratégias para uma nutrição de leads eficaz

    Marketing de conteúdo

    Produzir conteúdo relevante e de qualidade é o cerne de toda campanha de nutrição de leads. Sendo assim, o marketing de conteúdo é essencial para produzir materiais dos mais diferentes formatos, que despertem interesse e ajudem a engajar os leads.

    Automação de marketing

    Para fazer fluxos de nutrição de leads bem-sucedidos e eficientes, é indispensável contar com alternativas de automação de marketing. 

    Essas ferramentas vão auxiliar na obtenção de melhores resultados, além de facilitar o trabalho do time de marketing, desde a definição do intervalo de disparos, segmentação, mensuração de resultado etc.

    Monitoramento da interação dos leads

    A interação com os leads pode ser analisada por meio das principais métricas utilizadas para mensurar os resultados das campanhas de nutrição de leads. 

    Existem três métricas essenciais para isso: taxa de abertura e clique dos e-mails, taxa de descadastro e número de mensagens marcadas como spam.

    Lead scoring

    O lead scoring é um modelo de pontuação que ajuda o time de marketing a identificar quais contatos estão qualificados e apresentam intenção de compra. É esse indicador que vai apontar se o lead está pronto para ir para a próxima etapa do funil ou não.

    Higienização da sua lista de emails

    Para ter sucesso, é preciso se comunicar apenas com os leads engajados, pois, o envio de e-mails para endereços que não existem pode prejudicar a eficácia de toda a campanha de nutrição de leads. 

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    A prospecção ativa de leads é uma maneira inteligente de encontrar e se conectar com leads qualificados. 

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    Com a prospecção ativa é possível superar os principais desafios de uma área de vendas, ou seja, identificar, atrair, qualificar e se conectar com leads.

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