O que é diagnóstico empresarial?

Assim como as pessoas precisam fazer check-ups, uma empresa precisa avaliar sua saúde de tempos em tempos. E isso pode ser feito através de um diagnóstico empresarial. 

O que é diagnóstico empresarial? 

O diagnóstico é uma ferramenta que ajuda a evidenciar problemas e oportunidades, fornecendo dados estratégicos e análises aprofundadas que auxiliam na tomada de decisões. Isso torna a empresa mais segura, eficiente e apta a enfrentar a concorrência no mercado.

Aspectos como vendas, estoque, estratégias de marketing, custos, posicionamento de mercado e situação financeira são avaliados para dar um diagnóstico geral da empresa. 

Dessa forma, o gestor conhece melhor o negócio e consegue direcionar esforços para setores que são mais importantes, avaliar problemas e a evolução da empresa ao longo do tempo, além de propor soluções para o que de fato ameace a saúde da empresa. 

Elaborar perguntas sobre as diversas áreas, respondê-las com imparcialidade, extrair os dados em gráficos, planilhas e relatórios e analisar os resultados obtidos montam o diagnóstico empresarial. 

Com esses dados em mãos, é possível otimizar a empresa e traçar planos estratégicos para o futuro.

A empresa pode optar por um apanhado geral da situação operacional ou analisar áreas específicas:

  • Geral – Amplo, todos os aspectos da empresa;
  • Vendas – Queda nas vendas, preços dos produtos, margem de lucro;
  • Financeiro – Problemas financeiros e Fiscais;
  • Produtos – Qualidade de produtos e serviços ofertados.

Quais os ganhos para minha empresa ao fazer um diagnóstico empresarial?

Toda empresa deseja alcançar bons resultados de maneira duradoura e sustentável. No entanto, esses resultados podem não serem alcançados e os motivos podem não ser tão claros e de fácil detecção. 

Dessa forma, realizar avaliações internas e frente ao mercado pode ser o diferencial que uma empresa precisa para se manter competitiva e crescer ao longo dos anos. 

As vantagens da utilização do diagnóstico empresarial são muitas:

  • Análise do desempenho da empresa ao longo dos anos;
  • Ampliam o conhecimento dos gestores sobre a empresa;
  • Entendimento sobre as áreas importantes;
  • Perceber o grau de maturidade da empresa;
  • Detecção de problemas estruturais e de gestão;
  • Identificar pontos fortes e fracos;
  • Identificar onde estão os erros;
  • Evitar ações frustradas;
  • Traçar um plano estratégico;
  • Permite organizar a empresa;
  • Tomada de decisão mais eficiente;
  • Melhoria de resultados financeiros.

Para as empresas em estágio inicial, um bom diagnóstico empresarial pode ser uma poderosa ferramenta para conhecer os indicadores e ajudar o gestor a ter um bom domínio sobre as atividades do empreendimento. 

Estabelecer metas mínimas e máximas para as diversas áreas e comparar com os dados da análise geram uma visão clara das áreas mais e menos eficientes e onde concentrar esforços. 

Manter resultados, ampliar o crescimento, fazer ajustes contínuos para se adequar a novas realidades e até mesmo possibilidade de expansão dos negócios em novas áreas são alguns dos benefícios que uma empresa saudável pode usufruir com diagnósticos constantes.  

E, assim como com as pessoas, a manutenção da saúde de uma empresa deve ser contínua.

O que é avaliado em um diagnóstico empresarial?

Todas as áreas da empresa são cruciais para o bom funcionamento e resultados positivos. Muitas vezes, os gestores focam na atividade fim e esquecem outros setores que afetam diretamente os resultados do negócio.

Cada empresa possui características próprias, mas, de maneira geral, algumas áreas devem ser observados em todo negócio, sendo eles: 

  • Financeira: controle financeiro, planejamento financeiro, custos operacionais e margem de lucro; 
  • Marketing: plano de marketing, mídias online e offline, relação com clientes e branding; 
  • Recursos Humanos: recrutamento, treinamento e capacitação e avaliação de desempenho; 
  • Operacional: processos e logística; 
  • Tecnologia da Informação: sistemas, segurança de rede e manutenção de máquinas. 

Quando fazer um diagnóstico empresarial?

Muitos fatores podem influenciar seus resultados e alcance de metas de uma empresa ao longo dos anos. 

Às vezes, questões externas como crises econômicas, mas também problemas internos causam impactos no desempenho de muitos setores da estrutura organizacional empresarial. Então, percebendo que algo não anda bem na saúde empresarial, um bom diagnóstico pode ser crucial para a sobrevivência do negócio. 

Alguns fatores que podem indicar a necessidade de análise aprofundada da empresa:

  • Faturamento alto, mas baixa margem de lucro
  • Falhas nos processos operacionais
  • Desorganização e perda de estoque
  • Perda de espaço no mercado para concorrentes
  • Alta rotatividade e baixo ânimo dos colaboradores
  • Baixa fidelização dos clientes

Numa empresa com boa saúde, o diagnóstico pode ser bastante útil para conhecer os pontos fortes e fracos e alcançar objetivos maiores. Sempre que sentir necessidade, a empresa pode elaborar um novo diagnóstico empresarial. 

É recomendável, entretanto, que exista um intervalo para implementação das soluções do diagnóstico e tempo hábil para que as mesmas tenham efeito. 

No mundo corporativo, muitas ações demoram meses sendo planejadas e implementadas e os resultados também levam um tempo para aparecerem. 

Quais são os benefícios de fazer um diagnóstico empresarial?

O diagnóstico empresarial é muito importante para qualquer empresa. Conheça mais alguns dos benefícios: 

Localização do status da empresa diante do mercado

Mais do que revelar a situação dos processos internos, o diagnóstico também permite que a empresa identifique sua situação diante do mercado e dos clientes. Isso poderá auxiliar a analisar ações necessárias em diversos sentidos, por exemplo, para ampliar o diferencial competitivo do negócio.

Suporte para ações gerenciais

Como já mencionamos, o diagnóstico empresarial oferece subsídios para tomadas de decisão. Ele permite que elas sejam mais assertivas, uma vez que oferece dados concretos e localizados sobre os principais problemas e potenciais da empresa, a profundidade de seus desafios e indica os caminhos para solucionar essas questões.

Alimenta informações para o planejamento estratégico e outros

Para que um empreendimento tenha uma gestão eficiente, sabe-se da necessidade do planejamento estratégico e outros planejamentos relacionados a setores e ações. O diagnóstico facilita a elaboração desses documentos e o sucesso da aplicação deles, uma vez que disponibiliza informações fundamentais para que sejam elaborados e implantados de maneira mais assertiva.

Conte com a IdMax para realizar seu diagnóstico empresarial 

Nossa missão com o diagnóstico empresarial é identificar as principais iniciativas que vão fazer a diferença competitiva no seu negócio, com ou sem a implantação de plataformas tecnológicas. Tudo vai depender da maturidade informacional da sua empresa.

Com o apoio do time IdMax será possível analisar informações do segmento em que a sua empresa atua, a economia em geral, a concorrência de mercado, problemas de adaptação às mudanças constantes e determinar como está a saúde da empresa. 

 

Saiba mais sobre nosso diagnóstico empresarial

 

Fale conosco 💬