A definição e o acompanhamento de métricas é algo fundamental para as estratégias de marketing e vendas de uma empresa. E um dos indicadores que mais influencia na tomada de decisões da organização é o CAC.
Neste post, veja o que é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como calculá-lo e por que essa métrica é tão importante para as empresas. Acompanhe!
Custo de Aquisição de Clientes (CAC): o que é
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica de marketing e vendas que demonstra o quanto a empresa está investindo, em um determinado período de tempo, para conseguir um novo cliente.
É importante notar que esse indicador é influenciado pelo trabalho ao longo de todo o funil de vendas, da atração de visitantes até o fechamento de uma nova venda.
No entanto, existem outros fatores e situações que podem alterar essa métrica. Um exemplo é a contratação de novos vendedores. Afinal, é normal que, durante as primeiras semanas de trabalho, eles não consigam trazer tantos clientes quanto um profissional mais experiente e aclimatado à empresa.
Sendo assim, o ideal é que o custo de aquisição de clientes seja calculado todos os meses. Isso vai ajudar a organização a mantê-lo sob controle e evitar variações muito bruscas e outras surpresas.
CAC: como fazer o cálculo
O cálculo do CAC é simples. O índice leva em consideração a soma dos investimentos destinados para conquistar novos clientes (marketing e vendas) e o número total de clientes conquistados em um determinado período:
CAC = Total de investimentos / Número de novos clientes
Exemplo: no último trimestre, uma empresa investiu R$ 10.000 em marketing e vendas e conquistou 20 clientes novos. Portanto, o custo de aquisição de cada cliente é de R$ 500.
Embora seja uma conta simples, é preciso atentar-se a alguns fatores. Como comentamos, existem diversos elementos que influenciam no cálculo do CAC. Entre eles:
- Salários, bônus e comissões;
- Compra/assinatura de ferramentas, como CRM;
- Campanhas e compra de anúncios e mídia;
- Realização e participação em eventos;
- Gastos operacionais, isto é, toda a infraestrutura utilizada pelos times de marketing e vendas para converter novos clientes;
- Treinamentos e viagens.
Vale lembrar que o custo de aquisição de clientes deve ser calculado para um período específico (mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual). Novamente, a medição mês a mês é a mais indicada, pois permite um maior controle e rapidez na implementação de melhorias.
Como saber se o seu CAC está adequado
O CAC varia de empresa para empresa, assim como do seu ramo de atuação, porte, entre outros fatores. No entanto, o que vai definir se o indicador é satisfatório ou não é sua relação com o ticket médio gasto pelo cliente e com outra métrica fundamental, o Lifetime Value (LTV), que calcula o lucro líquido ao longo do ciclo de vida do cliente.
A lógica é simples: o CAC deve ser menor que o ticket médio. Isto é, se o custo de aquisição de novos clientes for de R$ 100 e o ticket médio for de R$ 70, a empresa está tendo um prejuízo de R$ 30 a cada novo cliente.
Já em relação ao LTV, o CAC também deve ser menor. Exemplo: se um cliente assina um software que custa R$ 100 por mês e mantém sua assinatura por três meses, seu LTV será de R$ 300. Utilizando o mesmo custo de aquisição de R$ 100 do exemplo anterior, isso significaria um prejuízo de R$ 200 por cliente conquistado.
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