O mercado está cada vez mais data-driven, por isso, o setor de compliance deve se voltar para uma atuação orientada a dados.
Como acontece em qualquer área de uma empresa, acompanhar métricas e indicadores de desempenho é essencial para medir, analisar e aperfeiçoar os esforços relacionados à conformidade e integridade.
Nesse sentido, os KPIs de compliance, que são indicadores-chave de desempenho, funcionam como um ponto central para uma gestão bem feita. Isso garante mais segurança para gestores, colaboradores e demais stakeholders em relação ao compromisso da empresa com mecanismos de prevenção de desvios de conduta e outras irregularidades.
Mas você sabe quais são as métricas mais importantes que devem ser acompanhadas? Siga a leitura e saiba mais sobre os KPIs de compliance.
Qual a importância de medir os resultados da área de compliance?
O compliance é um setor essencial dentro das organizações. É através dele que será possível prevenir, identificar, investigar, combater e mitigar irregularidades e atos ilícitos e garantir a conformidade em todos os processos e rotinas da empresa.
No entanto, é preciso contar com mecanismos que permitam analisar a efetividade das medidas e políticas previstas no programa de compliance. E isso é feito por meio do monitoramento contínuo de indicadores que permitam o acompanhamento das ações do setor.
Sendo assim, os KPIs de compliance são instrumentos-chave para a implementação de políticas verdadeiramente eficazes.
Esses indicadores ajudam a avaliar o desempenho do setor, a identificar quão perto a empresa está de alcançar seus objetivos, a comparar resultados (inclusive com outras organizações) e, sobretudo, a embasar a tomada de decisão e o planejamento estratégico.
Além disso, facilitam a identificação de falhas e a mudança de rumos. Juntamente com as ferramentas de análise de desempenho, os KPIs de compliance servem como um norte para otimizar a gestão da área e potencializar seus resultados.
Quais são os principais KPIs de compliance?
Existem inúmeros KPIs de compliance que podem ser utilizados para medir diferentes aspectos relacionados à governança corporativa, gestão de riscos e aos padrões de conformidade (financeira, trabalhista, operacional etc.).
Dito isso, destacamos os seguintes indicadores de desempenho de compliance:
- Alocação de recursos;
- Análise comparativa com outras empresas do setor;
- Atualização de programas e documentos regulatórios;
- Atualização dos processos de comunicação dos assuntos relacionados ao compliance;
- Diligência prévia de terceiros – e comparação com o número total de parceiros;
- Eficácia do programa de compliance;
- Evolução das investigações recebidas no canal de denúncias e seus resultados;
- Quantidade de não conformidades registradas;
- Revisão do trabalho de auditoria;
- Riscos, controles e planos de mitigação;
- Taxa de adesão aos treinamentos obrigatórios – e comparação com o total de colaboradores aptos a realizá-los;
- Taxa de comprometimento com as políticas de compliance e código de conduta;
- Visão geral do plano de compliance para o próximo período.
Desde a Lei Anticorrupção, medidas de compliance têm sido cada vez mais adotadas por empresas com objetivo de combater crimes de corrupção no Brasil.
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