Cada vez mais, o compliance ganha força e se consolida como prática indispensável para quem deseja fazer novos negócios.
Por conta disso, empresas devem buscar formas de garantir a conformidade em seus processos e assegurar que as organizações e pessoas com quem fecha parcerias sejam igualmente íntegras.
Sendo assim, a documentação de compliance é muito importante para ajudar a proteger a reputação da empresa e a proteger de riscos que podem comprometer suas operações.
O que é uma documentação de compliance?
A documentação de compliance traz informações para auxiliar a empresa a conhecer determinada pessoa, processo, ou organização com o objetivo de facilitar as análises de risco e reduzir possíveis ameaças às suas operações.
Esse relatório deve conter todo o tipo de dados que sejam relevantes para o compliance da empresa, trazendo uma série de indicadores para auxiliar o time de conformidade a verificar e analisar as informações coletadas.
Isso inclui informações financeiras, tributárias, trabalhistas, ambientais, sociais, entre outros elementos que possam indicar possíveis riscos (reputacionais, financeiros etc.) que o foco da investigação representa.
Por que as empresas devem fazer essa documentação?
A documentação de compliance consegue retratar fielmente o histórico de uma pessoa ou organização, evitando com que a empresa entre em contato com situações potencialmente prejudiciais, sobretudo no que se refere ao cometimento de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao mesmo tempo, ajuda a identificar pessoas físicas e jurídicas de vida idônea e com as quais vale a pena reforçar os vínculos e criar uma relação mais sólida e saudável.
Com isso, o documento embasa o processo de tomada de decisões dentro da empresa, contribuindo para os processos de Due Diligence e background check e permitindo que ela possa realizar negócios de forma mais segura.
E isso vale para qualquer relação da organização. Não à toa, a documentação de compliance é parte essencial das principais políticas de compliance, como Know Your Customer (KYC), Know Your Partner (KYP), Know You Employee (KYE) e Know Your Supplier (KYS).
Como a IdMax pode ajudar?
Produzir uma documentação de compliance é algo vital para as empresas. Porém, devido à grande quantidade de informações e de fontes de dados que devem ser consultadas, esse é um trabalho que pode muito facilmente se tornar demorado e oneroso.
Afinal, a busca por essas informações deve se dar em diferentes bases de dados, como Receita Federal, Serasa, SPC, IBAMA, além de listas restritivas e outros órgãos reguladores. E isso pode levar bastante tempo, o que não combina com a dinamicidade do mercado atual, podendo levar à perda de negócios e clientes.
Portanto, é impensável fazer uma documentação de compliance sem contar com a ajuda de tecnologias que automatizam a coleta e a organização dos dados a serem coletados e garantam mais agilidade a esse processo, incluindo a geração de relatórios.
Ferramentas como o Neoway Compliance permitem a realização de diligência prévia completa, além da gestão de compliance, análise e prevenção de riscos.
Baseado em tecnologias como o Big Data, essas soluções facilitam a consulta sobre os públicos de interesse da empresa, ajudando a encontrar informações jurídicas e reputacionais sobre empresas e pessoas de todo o Brasil.
Assim, é possível aperfeiçoar o onboarding de clientes, identificar conflitos de interesse e fazer análise de reputação e crédito, além de mapear Pessoas Politicamente Expostas (PEP) e riscos em redes de relacionamentos.
Conte com as tecnologias necessárias para fazer análises de compliance rápidas, completas e seguras. Conheça as soluções de Risk & Compliance da Neoway e potencialize suas estratégias!